Feriado do Joaquim-qui-rim

Para você que está aí de boa, passou o dia todo sentado no pc, tuitando e teclando no MSN com seus amigos e não sabe o porque de não ter aula hoje (bendito feriado, numa quarta), aí vai a histórinha porque você está descansando (ou não) nesta linda quarta feira.
Era uma vez um dentista que tirava dentes, seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, alem de dentista era, minerador, tropeiro, comerciante, militar e ativista (traduzindo: era um rico rebelde). Atuou no Brasil Colônia mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em Minas Gerais acontecia a Inconfidência Mineira, na qual Joaquim-qui-rim estava no meio. Mas essa inconfidência teve um #FAIL em seu auge, e então, todos que estavam envolvidos nela negavam a participação (Dentre os safados se destacavam-se: Carlos Correia de Toledo e Melo, José da Silva e Oliveira Rolim e Manuel Rodrigues da Costa, o tenente-coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, comandante dos Dragões, os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Joaquim José dos Reis {um dos delatores do movimento}, os poetas Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto e Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor.). Mas como o Joaquim já previa que todos tinham o mesmo destino... foi "mala" e se entregou como um herói, assumindo a responsabilidade da incofidência (inocentando seus companheiros); E assim, numa manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e onde fora armado o patíbulo. O governo geral tratou de transformar aquela numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo verdadeira encenação, tipo, Paixão de Cristo sem Cristo. A leitura da sentença estendeu-se por dezoito horas(um saco né?!). Com o fim de todo blá bla blá para intimidar a população para não aver novas revoltas o homem que tirava dentes foi enforcado igual Judas (por tras disso tudo tem um fãnatico pela paixão de Cristo, procição e agora enforcamento? Esqueceram a ceia não?!).
 Na instauração da república no Brasil, faltava um herói para que a história da independência não ficasse incompleta. Quem foi o galã da história? Joaquim-qui-rim o Tiradentes
Como sua morte foi no dia 21 de abril foi declarado feriado nacional, um presente para o galã da novela brasileira, alem de ganhar o nome da cidade em sua homenagem (antiga Vila de São José do Rio das Mortes).

fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário