O que fazer em 2013?


Todos nós desejamos e esperamos que o próximo ano seja cheio de conquistas. Muitos pensam em comprar aquela casa dos sonhos, se mudar pra uma cidade perfeita, ou até mesmo ganhar na loteria. Mas nem só de sonhos podemos fazer o nosso ano. Antes de esperarmos esses sonhos, podemos realizar ações simples, mas que vão com certeza fazer toda a diferença em nós e em todos que forem atingidos por elas. 
Então, vou deixar algumas poucas (mas valiosas) ações, que fazem toda a diferença. E é isso que eu quero do meu próximo ano, e espero que de vocês também. Um ano cheio de boas ações. E fazer o que realmente importa para o mundo: a diferença. 


1 - Crie uma biblioteca para todos
A leitura é uma paixão sem volta, para todos. E o livros são a maior tecnologia já feita pelo homem (se é que não foi feito por deus). Mas o acesso não é fácil para todos, mas com simples ações, podemos mudar isso. Existem inúmeros exemplos de pessoas que tentaram mudar isso. Agora em 2013 nós temos essa oportunidade.  
Vejam o caso dessa jovem que fez uma biblioteca na calçada, e vejam que basta vontade e dedicação. Não desista se não tiver um local como a biblioteca munipal.



E quanto a leitura, que faz um bem enorme, existe outras iniciativas bem legais, como a que já existe em alguns metrôs e outros lugares no sudeste. Empréstimo de livros gratuitos. Além de levar a leitura para ambientes estressantes da correria da cidade, a leitura pode ir para lugares em que as pessoas não tem o privilegio de encontrar, como em leitos hospitalares. Para isso, voluntários levam leitura para hospitais.  

2 - Vá dar aula por aí
Se você é daqueles que critica a educação no Brasil, faça algo mais relevante que apenas criticar sentado no sofá. Faça a diferença. Professores saem da zona urbana para a rural e dão aula para crianças carentes, que muitas vezes vão sem nem ter feito alguma refeição. Crianças têm aula em sala de taipa, em Sergipe. Podemos mudar isso, montando um mutirão e fazendo o trabalho que os governantes sem interesse nenhuma com a população não faz. Ou melhor, podemos dar aulas, a muitos que não sabem nem ler. 


Exemplo de pessoas que são empenhadas em mudar isso são inumeros. Como o Instituto SHC


Para saber mais sobre a história do Instituto SHC e conhecer outras tantas iniciativas, visite o site www.cacadoresdebonsexemplos.com.br.

3 - Ouça histórias de amor
Ação realizada entre os anos de 2005 e 2012 em nove países: Alemanha, Itália, Espanha, França, Chile, Canadá, Brasil, Portugal e Dinamarca. As vezes tudo o que queremos é desabafar... então por que não ouvir pessoas com essa mesma vontade? 



4 - Dê flores a todos
A Creche Nosso Abrigo, de Belo Horizonte, que atende 85 crianças em período integral, distribuiu origamis, que representaram tulipas coloridas, feitos pelas próprias crianças. A ação foi para o Dia Mundial da Boa Ação. As crianças saíram nas ruas distribuindo flores. Porque não fazer o mesmo?



5 - Se transforme em um médico
Não precisa passar uma vida estudando para entrar no curso de medicina, nem tão pouco 5 anos abrindo corpos para salvar uma vida. Basta vontade de querer fazer a diferença. Como esses doutores da alegria, que levam bastantes sorrisos para aqueles que muitas vezes se esquecem dos motivos que fazem sorrir. E rir é o melhor remédio. 
Sinceramente, é de emocionar. Fazer uma coisa tão simples, mas que faz toda a diferença, com um simples sorriso e muito bom humor. 


6 - Distribua abraços grátis
A ação mais simples, mas com certeza faz a diferença. Em 2013 não tente ganhar o premio nobel, ou fazer alguma coisa que o mundo (e a mídia) se volte para você. Você pode acabar não fazendo nada. Faça o simples, mas o faça. 



Contem comigo para tomar essas e outras atitudes próximo ano. Feliz 2013!

0 comentários:

Postar um comentário