Unha encravada... Vida cravada!

A chamada unha encravada ocorre quando a unha cresce lateralmente, pressionando e empurrando a pele do canto da unha para dentro, sendo mais frequente nos dedões dos pés.
Causas
Desconforto, dor, inchaço e vermelhidão e pode infeccionar. Causas possíveis incluem: uso de meias ou sapatos apertados, cortar a unha muito curta, permitindo que, ao crescer, seus cantos penetrem na pele, pressionar os dedos contra o sapato ao parar subitamente, principalmente ao praticar esportes como tênis e basquete, unhas de tamanho maior que o normal. Geralmente um tratamento domiciliar é o necessário para curar as unhas encravadas. Se o tratamento em casa não funcionar, um médico poderá remover cirurgicamente a parte problemática da unha. Prevenção: corte a unha reta. Não deixe os cantos mais curtos que o centro da unha. Lixe os cantos da unha após cortá-la, se estiverem com pontas afiadas Use meias e sapatos que lhe sirvam confortavelmente
Perguntas a fazer
A sua unha tem algum sinal de infecção, inchaço, dor ou presença de pus?
![]()
Você tem diabetes ou problemas circulatórios?
![]()
Sua unha encrava com frequência?
![]()
Dicas de autocuidado
Abaixo segue uma dica caseira para unha encravada inclui os seguintes passos:
- Coloque o pé de molho em água morna com sabão durante 5 a 10 minutos, de uma a três vezes ao dia.
- Levante o canto da unha delicadamente
- Coloque um pequeno pedaço de algodão embebido em solução anti-séptica ou antibiótico tópico, como o Nebacetin, Bactroban ou Furacin, embaixo do canto da unha Repita diariamente essas três etapas até a unha começar a crescer corretamente e aliviar a pressão (use sapatos folgados nesse período).




0 comentários:
Postar um comentário